Banner
   
Tamanho Texto

Busca

topo2017 assistencia social

.

smas A Secretaria Municipal de Assistência Social, SMAS executa a "Política de Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades sociais".

 

 

 
.

titulo

         Dando continuidade ao processo de implementação da Vigilância Socioassistencial no município de Londrina, está sendo desenvolvido a metodologia do Mapa Falado em todos os territórios cujo objetivo é identificar as diversas percepções dos integrantes da rede socioassistencial e dos usuários sobre o território e sobre as pessoas que nele vivem.

          Esse processo contribuirá para produzir informações sobre o território a partir das percepções de seus sujeitos; identificar proteções e desproteções presentes no território; captar o processo histórico de formação dos territórios; fortalecer a participação dos diferentes sujeitos do território através da valorização do seu conhecimento; identificar a percepção dos usuários em relação a qualidade dos serviços presentes no território.

img1

 

           O mapa falado de acordo com Faria e Neto (2006) trata-se de um desenho representativo do espaço ou território que está sendo objeto de reflexão. Neste sentido, é uma ferramenta que permite discutir diversos aspectos da realidade de forma ampliada. Geralmente é desenhado no chão.

 

img2

 

                  A cada novo componente do território representado, exploramos o conhecimento do grupo a respeito. Vale ressaltar que “as informações expressadas verbalmente são muito importantes, mais do que o produto final, e por isso é fundamental que sejam bem registradas” (FARIA; NETO, 2006, p. 27).

                Ao final deste processo iniciaremos a construção de um diagnóstico socioterritorial considerando as particularidades de cada território do município, suas desproteções e potencialidades.

              Vale ressaltar que é umas das reponsabilidades da Vigilância Socioassistencial  colaborar na elaboração e atualização do diagnóstico socioterritorial do município com informações especializadas dos riscos e vulnerabilidades e da consequente demanda de serviços de proteção social básica e de proteção social especial, bem como informações igualmente especializadas referentes ao tipo e volume de serviços efetivamente disponíveis e ofertados à população.

              Com este processo almejamos tornar a construção do diagnóstico socioterritorial participativo, dinâmico e mais próximo da realidade dos diversos territórios.

 

 

cotidianoAS

Vídeo "Olhares" - Secretaria de Assistência Social - 2014

 

Noticias

icon-journal

Município realiza encontro sobre violência sexual de crianças e adolescentes

icon-journal

Assistência alerta usuários de CRAS sobre possível golpe

icon-journal

Aumenta o número de atendimentos no Centro POP

icon-journal

Município inaugura nova sede do Centro POP

 

 

 
_

localizacao

 

smas

Localização: Centro Administrativo 
Av. Bandeirantes, 379 - Vila ipiranga
CEP: 86015-901- Londrina - Paraná
Telefone: (43) 3378-0370  Ramal: 557
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

*Copie o link do email para encaminhar, não acessar diretamente pelo link

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h

 

Como Chegar:

icon-bus Ônibus do Terminal Central para os Bairros

Linhas 903 (via Bandeirantes), 908 (via Pernambuco)


icon-bus Ônibus dos Bairros para o Terminal Central

Linhas 202, 206, 212, 222 (Parador)

 

Lista de Endereços da Rede Socioassistencial e de Financiamento

 

Acesso Fácil

Assistência Social

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3255 visitantes