Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Festa movimenta o distrito de Irerê neste final de semana

Share

Projeto Celebrando a Cultura Rural resgata as tradicionais festas dos distritos de Londrina

A comunidade de Irerê irá relembrar, neste final de semana, as tradicionais festas promovidas nos distritos de Londrina. Neste sábado (9) e domingo (10), o distrito irá sediar o evento Celebrando a Cultura Rural. Entre as atrações, haverá barracas com comidas típicas, cursos e palestras, apresentações musicais e artísticas, além de cerimônia religiosa. A festa será realizada na praça da Igreja, e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Festa Rural.DPO organizador do evento, Joi Domingues de Oliveira, que é bolsista do Promic, contou que o objetivo da iniciativa é resgatar as festas que ocorriam nos distritos de Londrina, e já não ocorrem há vários anos. “Com esse evento, buscamos movimentar os distritos, trazendo a cultura rural à tona, além de proporcionar aos moradores da região uma ótima opção de lazer”, contou.

A expectativa é que o público venha não só dos distritos, mas também da área urbana de Londrina. Nas barracas, estarão à venda pastéis, bolos, vários doces e salgados, e bebidas. Uma nova edição do evento está prevista para ocorrer no mês de março, desta vez, no distrito de Lerrovile.

Agenda - A programação de sábado (9) começa às 14 horas, com exposição e feira de produção rural. Às 17 horas, haverá o Seminário Agroecologia e Rede Vida, realizado pelo Núcleo de Agroecologia (NEAGRO), da Universidade Estadual de Londrina. O tema serão orientações para produção de alimentos orgânicos. O primeiro dia de atividades encerra às 20 horas, com show da Banda Geração Nativa.

Para domingo (10), as atrações começam com a palestra sobre a certificação de produtos orgânicos, às 9 horas, conduzida pelo NEAGRO. Logo após, às 11 horas, haverá a tradicional Cavalgada, que vai partir da avenida principal de Paiquerê até Irerê. A previsão é que 50 cavaleiros participem. Em seguida será servido um almoço, ao meio-dia, com valor de R$15 por pessoa. O cardápio inclui várias opções de comida caipira, e pode ser adquirido na hora.

Um Festival de Violeiros retoma a programação, às 14 horas, e até o momento cinco duplas se inscreveram; as apresentações artísticas continuam por toda a tarde. O evento será encerrado no domingo (10), com performance da Orquestra Londrinense de Viola Caipira, às 19 horas.

 

Foto: Divulgação

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3848 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner