Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Município debate violência contra a população negra em Londrina

Share

Encontro será aberto ao público, na OAB Subseção Londrina e contará com a presença de Humberto Adami Junior

 

Na próxima segunda-feira (12), das 18h às 22h, o Município de Londrina receberá uma mesa de debates sobre “O Genocídio da População Negra”, durante a realização do II Simpósio da Comissão de Promoção da igualdade Racial e Minorias da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Londrina. O encontro será aberto ao público e acontecerá na sede da OAB, que fica na Rua Governador Parigot de Souza, 311, no Centro Cívico.

Vão participar da mesa o presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e vice-presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial, Humberto Adami Junior, e a doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e estagiária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), Mariana Panta. Além deles, estará presente a gestora municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo.

A organização do evento é da Comissão da Promoção da Igualdade Racial e Minorias da OAB Londrina. De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial, o evento é aberto ao público e estão convidados a participar das discussões os integrantes do movimento negro e interessados em debater o assunto. “É importante que o Município receba encontros e palestras como estas, porque ajudam a fortalecer todo o trabalho que já vem sendo na cidade para combater a discriminação racial, as desigualdades entre brancos e negros, o preconceito existente e o racismo”, explicou Fátima.

De acordo com o Atlas da Violência, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, de cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são negras, o que não se restringe às causas socioeconômicas. Segundo o estudo, um cidadão negro possui chances 23,5% maiores de sofrer assassinato em relação aos indivíduo de outras cores.

Para tratar deste assunto e outros como as políticas públicas e as medidas de enfrentamento às desigualdades e discriminações, o Município de Londrina está realizando diversas atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída em âmbito nacional com a Lei nº 12.519, em novembro de 2011, e atualmente cerca de mil municípios decretam feriado. O dia 20 de novembro foi escolhido por a ele ser atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, no ano de 1695.

Atividades durante o mês

Até 15/11, 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares, exposição coletiva de arte voltada para a promoção da igualdade racial, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.

19/11 – das 18h às 22h, acontecerá a Plenária de Mulheres Negras de Londrina e Região, no auditório da Prefeitura de Londrina, sob a coordenação da Gestão Municipal de Igualdade Racial (GPPIR) e com a participação dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial de Londrina e de Cambé.

22/11 – palestra sobre as políticas públicas para a população negra em Londrina com a Gestora Municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, para alunos da pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina, no auditório da Prefeitura de Londrina.

27/11 - das 9h às 12h, na Casa Dona Vilma – NEAB UEL, reunião ampliada do GT de Combate ao Racismo do Ministério Público do Paraná, com apresentações de trabalhos das pesquisas de mestrado e doutorado da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

28/11 – às 19 horas, lançamento do livro “Comunidade Quilombola Manuel Ciriaco dos Santos – identidade e famílias negras em Movimento”, na sede da OAB Londrina, na Rua Gov. Parigot de Souza, 311 - Jardim Caiçaras.

1º de dezembro - das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Londrina, será realizada a 5ª Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3269 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner