Banner
   
Tamanho Texto

Busca

CMDCA debate justiça restaurativa nesta quinta-feira (12)

Share

Reunião ordinária do conselho trará a juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude, Claudia Catafesta, para falar sobre a técnica de solução de conflitos

 

A fim de aprimorar o atendimento prestado pela rede municipal de assistência social, em Londrina, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vai realizar uma reunião ordinária, onde apresentará mais informações sobre a justiça restaurativa. O encontro será nesta quinta-feira (12), a partir das 8h30, na sala de reuniões da Igreja Nova Aliança, que fica na Rua Cuiabá, 48, Portuguesa.

Para falar mais sobre essa técnica de solução de conflitos que prioriza a criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, foi convidada a juíza de direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Londrina, Claudia Catafesta. A magistrada vai expor os pontos positivos da técnica e as maneiras que ela pode ser utilizada pela rede. A prática da justiça restaurativa já vem sendo utilizada em Londrina pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com atividades desenvolvidas entre os profissionais das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as crianças.

“Queremos saber mais sobre a justiça restaurativa e como vêm sendo desenvolvidas as ações na rede municipail de ensino. Ela é uma técnica interessante para a solução de conflitos e pode ser utilizada nos atendimentos que a assistência social presta às crianças e aos adolescentes, nos CRAS ou CREAs, por exemplo, além de poder ser usada com os servidores públicos também”, explicou a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão.

O objetivo é restaurar as relações humanas, fazer justiça e restituir a paz social através de técnicas de mediação e diálogo. Ela também traz um olhar sistêmico para a prevenção e resolução de conflitos, cíveis e criminais, por isso vem se fortalecendo no Poder Judiciário, nos últimos dez anos e em diversas esferas da sociedade civil.

Além desse debate, os integrantes do CMDCA vão apresentar os informes gerais da reunião ordinária do conselho, assim como o andamento das atividades da I Semana Municipal da Criança e do Adolescente e os chamamentos públicos para os recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O encontro tem previsão de término para as 12h.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3185 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner