Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Projeto “Ecocidadão nas Escolas” finaliza a primeira etapa

Share

A partir de agosto, o projeto será ampliado e abordará a temática ‘maus-tratos aos animais’; unidades escolares interessadas podem ligar para 3372-4769 ou 3372-4768

 

Nesta semana, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), por meio da Gerência de Educação Ambiental, finalizou a primeira etapa do projeto “Ecocidadão nas Escolas”. Foram realizadas 47 palestras com 704 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação infantil, sobre os perigos das queimadas urbanas e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.

Projeto.Ecocidadão.D.2A escolha pela temática “Queimadas Urbanas” deu-se após a verificação da necessidade de se falar sobre o assunto, dada a quantidade expressiva de denúncias recebidas pela Sema, além do número de autuações realizadas pelos profissionais da Gerência de Fiscalização da pasta.

Assim, a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, idealizou o projeto e com apoio da Sema deu início aos trabalhos. De terça a quinta-feira, ela foi às sedes das escolas municipais ministrar palestras sobre o tema. “Partimos do princípio que a apropriação dos saberes proporcionados pela Educação Ambiental, além de transformar a postura dos alunos em relação ao meio ambiente, os tornará também multiplicadores desses saberes na comunidade onde eles moram ou atuam”, explicou.

Durante as palestras, a educadora apresentou as atitudes que poderiam ocasionar as queimas sem controle, como jogar bitucas de cigarros e palitos de fósforo em terreno com galhos ou mato secos ou ainda colocar fogo em restos de lixo.

O objetivo do projeto é a realização de conversas e palestras sobre temas ambientais, incluindo orientações à população, a legislação em vigor no país e no Município e informações úteis para o dia a dia dos estudantes, de forma a contribuir para a preservação ambiental da cidade e, consequentemente, para o aumento da qualidade de vida da população.

Projeto.Ecocidadão.D.3Nova temática - A partir de agosto, o projeto será ampliado e atenderá também as escolas estaduais que tiverem interesse. O tema escolhido pelos alunos, para o segundo semestre, foi “Maus-tratos aos animais”.

Durante os próximos encontros, será apresentada a Lei Federal 9.605, que prevê punições penais e administrativas aqueles que tiverem condutas ou realizarem atividades lesivas ao meio ambiente, inclusive aos animais. Além dele, a idealizadora do projeto mostrará outras legislação da área como o artigo 29 do Decreto Federal nº 6.514, que estipula uma multa de R$ 500 a R$ 3 mil para o indivíduo que praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

As unidades escolares, sejam públicas ou privadas, interessadas em saber mais sobre o assunto podem escrever um e-mail para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou telefonar para 3372-4769 ou 3372-4768, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. É possível agendar uma visita no mesmo telefone.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 4051 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner