Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Londrina realiza a I Semana Municipal da Criança e do Adolescente

Share

Intenção é realizar palestras sobre diversos temas com cerca de 2 mil pessoas

 

A fim de debater os direitos e deveres das crianças e adolescentes de Londrina, o município deu início nesta segunda-feira (9), a I Semana Municipal da Criança e do Adolescente. Até sábado (14), cinco colégios estaduais vão receber um ciclo de palestras sobre o assunto, na parte da manhã, tarde e noite. Participarão das ações os alunos, do 6º ao terceiro ano, e seus pais ou responsáveis. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem das 40 palestras.

A partir das 7h30 desta segunda-feira (9), os alunos do 8º e 9º ano do Colégio Estadual Professora Adelia Dionisia Barbosa receberam os integrantes da Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Guarda Mirim e do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude da Universidade Estadual de Londrina (NEDDIJ- UEL).

Os profissionais da Secretaria Municipal de Defesa Social conversaram sobre as práticas de bullying com os estudantes, os policiais militares apresentaram a questão do Ato Infracional,  a guarda mirim falou sobre profissionalização de jovens, os integrantes do NEDDIJ falaram sobre a competência e as funções das partes envolvidas em processo judiciais de combate à violência contra a criança e o adolescente, como a Vara da Infância e Juventude de Londrina, Ministério Público (MP), Defensoria Pública (DP), advogados e outros. Já os conselheiros tutelares mostraram aos jovens como funciona a rede de serviços ofertados no município para o atendimento de vítimas de violência, seja ela física, psicológica, sexual, negligência, entre outras.  

À tarde, da 13h30 às 18h, os alunos do Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira também recebem essas palestras. Para a noite foram convidados os pais e responsáveis pelos adolescentes da mesma escola e também  do Colégio Estadual Professora Adélia Dionisia Barbosa. Eles terão acesso a mais informações sobre a importância da profissionalização. Quem ministrará a palestra será a Guarda Mirim.

De acordo com o presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Norte do Paraná, Mirko Sandro de Bressanine, a intenção é mostrar ao adolescente os direitos e deveres que cada cidadão tem na sociedade, através de um viés jurídico e social. Além de abordar a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visando a conscientização em prol da proteção integral à criança e ao adolescente reconhecendo-os como sujeitos de direitos protegidos pela lei.

“Nessa primeira semana municipal englobamos apenas colégios estaduais, mas no próximo ano pretendemos expandir os trabalhos para a rede municipal de ensino. Nossa intenção é mostrar aos jovens que seguimos as leis, que os atendimentos são feitos de acordo com a legalidade, não é algo da cabeça de uma pessoa ou de outra. Além disso vamos apresentar os deveres que todos têm enquanto parte da sociedade e seus direitos”, contou Bressanine.

Encerramento - No sábado (14), das 9h às 17h, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), acontecerá o encerramento da semana. Haverá apresentações culturais, a participação de times de Londrina, algodão doce, pipoca, brincadeiras, RPC na Praça e a final do interclasses das escolas que participaram das palestras. Serão 28 partidas do Torneio Municipal Inter-Classes.

Diversos órgãos públicos como profissionais da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, Economia Solidária, Secretaria de Educação, NEDDIJ, Conselho Tutelar e outros estarão no VGD para atender a população. O estádio fica na Avenida Jorge Casoni, 1.900, no Centro.

A semana é uma organização do Conselho Tutelar, Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDA), Universidade Estadual de Londrina e conta com diversos parceiros. Ela segue o preconizado na Lei Municipal 12.530/2017, que inclui no calendário de comemorações oficiais de Londrina a sua realização.  

Cronograma

Dia 9 de julho

A partir das 7h30, palestra no Colégio Estadual Adélia Dionísia Barbosa (norte)

Das 13h30 às 18h - Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira (norte)

A partir das 19h30 – Colégio Estadual Adelia Dionisia Barbosa (norte) e Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira (norte)

Dia 10 de julho

Manhã – Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende (leste)

Tarde - Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira (norte)

Noite - Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende (leste)

Dia 11 de julho

Pela manhã, tarde e noite - Colégio Estadual Vicente Rijo (Centro)

Dia 12 de julho

Pela manhã, tarde e noite - Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi.

Dia 13 de julho

Pela manhã, tarde e noite - Colégio Estadual Albino Feijó Sanches (Sul)

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3996 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner