Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Município realiza última pré-conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Share

Ela antecederá a abertura da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina, que acontecerá às 19h, no SESC da Fernando de Noronha

 

conferencia.alimentar.DPNesta sexta-feira (18), a partir das 14 horas, o Município vai realizar a quarta e última pré-conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina. O encontro será realizado no auditório da Prefeitura, no 2º andar da sede administrativa, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. A inscrição será feita no local e horário do evento.

O tema desta pré-conferência será “Roda de SAN”, que debaterá a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O público-alvo são os docentes e representantes das instituições de Ensino Superior, por isso podem participar integrantes de cursos de graduação como Agronomia, Veterinária, Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Gastronomia, Medicina, Enfermagem e outros que tenham relação com a área.

A palestrante é a nutricionista, mestre em Alimentos e Nutrição e doutora em Ciências dos Alimentos, pela Universidade de São Paulo, Maria Rita Marques de Oliveira. Ela é professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Botucatu e participa do Secretariado do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também coordena o Centro de Ciência e Tecnologia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp, com ações no Brasil, Unasul e CPLP.

O objetivo da pré-conferência é trabalhar no estímulo ao desenvolvimento de parcerias entre as instituições de ensino superior com o poder público e outras entidades para a realização de pesquisas científicas na área e a propositura de políticas públicas para a área de segurança alimentar e nutricional.

Além desta, o Município realizou outras três pré-conferências nos dias 23, 25 e 27 de abril. Foram ouvidos integrantes do Poder Público, representantes das entidades da sociedade civil, agricultores e os profissionais liberais da área.

Sobre a 3ª Conferência Municipal -  Após a realização da quarta pré-conferência, ainda na sesta sexta-feira (18), às 19 horas, o Município será palco da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (3ª CMSAN). A abertura será realizada no auditório do SESC Londrina, situado na Rua Fernando de Noronha, 264, no Centro. O credenciamento terá início uma hora antes, ou seja, às 18 horas.

O tema deste ano é “Londrina Integrada por uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional”. O objetivo é discutir e definir as diretrizes baseadas na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional  para iniciar o processo de elaboração de um Plano Municipal. Além disso, os participantes vão debater sobre a estruturação e adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) na cidade, vão eleger os delegados para a etapa regional e os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CONSEA-LD).

Cronograma da Conferência - Na abertura, os participantes poderão assistir ao painel “Estruturação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional: Diretrizes, Intersetorialidade e Participação Social”. Farão parte, os debatedores Maria Rita Marques de Oliveira; a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB/PR) e secretária Executiva da Comissão Governamental Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/PR), Valéria Nitsche; e o promotor do Ministério Público do Paraná, Paulo César Vieira Tavares.

No sábado (19), das 8h às 17h30, os debates prosseguirão na sede do Restaurante Popular, que fica na Rua Prof. João Cândido, 14, no Centro. A partir das 8h30, haverá discussão e aprovação dos destaques do regimento e divisão dos grupos para discussão de quatro eixos. À tarde, das 13h30 às 15h30, será realizada a plenária geral para a aprovação das propostas e, às 16 horas, encerra-se o recebimento das moções e escolha de delegação conferência regional de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo que o término dos trabalhos está previsto para as 17h30.

As pré-conferências e a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (3ª CMSAN) são uma realização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-LD) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) com apoio da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Sepat Mult Service Ltdaa.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3481 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner