Banner
   
Tamanho Texto

Busca

first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop
first
  
last
 
 
start
stop

Ambiente inicia reforma do Viveiro Municipal

Share

viveiro.ARQUIVO.P

Espaço receberá sistema de irrigação automatizado, cercas no entorno e perfuração de poço artesiano

Para melhorar a qualidade da produção de mudas de árvores e flores cultivadas no Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato, na Antiga Fazenda Refúgio, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) deu início à aquisição de materiais para a reforma do espaço. As obras devem levar cerca de dois meses para serem finalizadas.

No Viveiro, está prevista a colocação de cercas em todo o entorno do espaço. Para isso, uma área de 20 mil metros quadrados será cercada, o que evitará a entrada de animais de pequeno e grande porte, como cavalos, e de pessoas sem autorização, coibindo assim ações de pequenos furtos e de destruição do patrimônio público. O material já foi adquirido e deve começar a ser instalado na próxima semana, se o tempo permanecer sem chuvas.

A colocação das cercas só será possível, porque foi feita uma estrada alternativa para a passagem de veículos na continuação da Avenida Europa, assim os caminhões da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) não precisam mais atravessar dentro do Viveiro Municipal.

Além disso, as dez estufas de plantas e flores passarão por reformas para possibilitar o incremento do plantio das mudas. A área total de estufas que serão reformadas é de 3.120 metros quadrados. As duas primeiras a serem melhoradas são as de cultivo de flores, que representam 520 metros quadrados. Os outros 2.600 metros quadrados de estufa são para produção de mudas arbóreas. Isso é importante porque, com as chuvas fortes dos últimos meses, perderam-se 7 mil mudas de plantas, o que não teria acontecido se as estufas estivessem reformadas.

O engenheiro agrônomo e diretor operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme, explicou que as melhorias no lugar garantem mais segurança aos visitantes e profissionais, e um local de trabalho mais adequado. “A reforma do Viveiro Municipal demonstra, em primeiro lugar, que o Município está cumprindo seu papel com o bem-estar ambiental da cidade, está ajudando na preservação das nascentes, ribeirões e matas ciliares, além de possibilitar o planejamento da produção de flores e mudas de árvores nativas para o plantio em espaços públicos como escolas, ruas e avenidas e para a doação ao cidadão comum”, explicou o engenheiro agrônomo e diretor operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme.   

Os técnicos também farão a instalação de um sistema automatizado de irrigação das estufas. Isso garantirá que elas fiquem aclimatadas com sensor de temperatura e irrigação automática durante a semana inteira, inclusive nos finais de semana. Essa será a primeira vez que o espaço contará com um sistema como este. Os trabalhos devem ter início dentro de duas semanas.

Outra benfeitoria é a perfuração de um poço artesiano com capacidade de 5 mil a 10 mil litros de água por hora. Ele será utilizado para a irrigação das plantas. A contratação de uma empresa para a perfuração e a finalização dos trabalhos deve ser feito dentro de duas semanas.

Por fim, o Viveiro contará com um sistema de câmeras interligadas à central da Guarda Municipal. Desta forma, o lugar ficará mais seguro aos visitantes e funcionários. Dois contêineres também serão readaptados para tornarem-se banheiros feminino e masculino.

A reforma geral deve levar cerca de dois meses para ser finalizada e custará R$ 250 mil, advindos de contrapartida pelos impactos gerados por uma instituição de ensino superior de Londrina, aferidos no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Toda a mão de obra necessária para os trabalhos é da Prefeitura de Londrina. Hoje, o Viveiro conta com seis servidores e dois estagiários.

Sobre o Viveiro Municipal - O Viveiro Municipal foi inaugurado em novembro de 2011. Atualmente, ele conta com cerca de 30 mil mudas de plantas, árvores e flores. Destas, aproximadamente 15 mil mudas são específicas para a arborização urbana. Os cidadãos que desejam receber gratuitamente mudas de árvores para plantio em suas residências, ou chácaras e associações de bairro que também queiram mudas podem solicitar a doação na sede da Sema, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. A retirada é feita no próprio viveiro.

Aqueles que quiserem, podem ir direto ao Parque Ecológico João Milanez, na Antiga Fazenda Refúgio, para abrir um pedido e retirar a muda. O Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O local oferece mudas de todas as espécies utilizadas na arborização urbana como, por exemplo, Cerejeira Japão, Dedaleira, Quaresmeira, Canelinha, Alecrim-De-Campinas, Oiti e outras.

Foto: Arquivo

Mais Notícias

Guarda Municipal de Londrina recebe diploma de reconhecimento público da Câmara Municipal

Solenidade contou com a presença de autoridades e parceiros da instituição

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Caminhos da Profissão forma 50 alunos em quatro turmas

Projeto que é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e o Senai faz cerimônia de entrega de certificados

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Casa da Mulher promove oficina para mulheres em regime aberto

A oficina é a segunda ação promovida após parceria entre Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Defensoria Pública do Estado

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Vila Cultural Flapt promove Arraiá Julino neste domingo(15)

O evento terá entrada gratuita e vai contar com intervenção artística feita pelas turmas de canto e  teatro

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Londrina apresenta iniciativas em Seminário Internacional de Soluções Baseadas na Natureza

Diversos especialistas convidados debateram as soluções implantadas e aquelas que podem vir a ser efetivadas em prol de cidades mais inteligentes e sustentáveis

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Sema prepara ações para combater formigas em locais públicos

Objetivo é reduzir a população dos insetos, que têm formado formigueiros grandes em todas as regiões da cidade, causando preocupação

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Festival de Música promove a oficina Corpo e Voz para idosos

Atividade tem por objetivo possibilitar o acesso à música, à cultura e o surgimento de novos talentos

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Confira os serviços de limpeza desta sexta-feira (13) em Londrina

Descrição completa das atividades pode ser consultada no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Curta londrinense "Grünstadt" estreia em sessão gratuita

Escrita e dirigida por Celina Becker, produção conta a história de mulher imigrante da Alemanha nazista que chega ao norte do Paraná

N.com - avatar N.com 13 Jul 2018

Leia mais

Acesso Fácil

Menu Principal

Aplicativo para Android

bamer_android1

Quem está Online?

Nós temos 2250 visitantes
banner carta servicos
bnr iptu 2018
banner direito premios iptu 2018
plano acao fazenda 2
certidoes
 bnr dir transparencia
 bnr dir nfs
 bnr dir transporte
 bnr dir inf pendente
Banner para o ISS Tecnológico