Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Acesf elabora plano de ação para melhorias em cemitérios rurais

Share

acesf.DP

Intenção é visitar os espaços para elaborar um plano de trabalho a médio e longo prazo, e mantê-los sempre em boas condições aos concessionários

Nesta quinta-feira (11), a partir das 8 horas, o superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), o vereador Péricles Deliberador e uma equipe técnica da autarquia vão visitar os cemitérios dos distritos de Paiquerê, Irerê, Lerroville e Guaravera. O ponto de encontro do grupo será em frente à Acesf, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948, Centro.

O primeiro cemitério a ser visitado será o localizado no distrito de Paiquerê. Em todos eles, a equipe fará uma análise da situação atual e dos pontos que necessitam de reformas ou melhorias. Isso será utilizado em um plano de ação que contará com o planejamento das atividades, as etapas de elaboração da execução, o detalhamento das atividades necessárias e de um estudo de viabilidade e de impacto financeiro.

Para isso, os cemitérios serão fotografados e analisados pelos técnicos. Vão acompanhar a visita o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Marcos Vinícius Tersariol, e a estagiária de arquitetura da Acesf, Natacha dos Santos Precoma. O engenheiro analisará também a condição das árvores dos cemitérios e capelas mortuárias para catalogar as condenadas ou prejudicadas. Após, será elaborada uma programação de poda e retirada das que forem necessárias e um plano de arborização completo e específico para cada cemitério.  

Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) sempre auxiliaram a autarquia em questões estruturais e de projetos, mas pela primeira vez a Acesf conta com a presença de uma profissional de arquitetura.

Pereira apontou que a mesma preocupação que a autarquia possui com os cemitérios da região urbana de Londrina, estende-se aos da zona rural. “Procuramos atender todos com o mesmo cuidado e atenção. Com a vinda da estagiária de arquitetura poderemos elaborar um plano de ação adequado a médio e longo prazo, o que vai nos ajudar a colocarmos em prática as melhorias que são necessárias em cada espaço”, explicou.

Com a ajuda desses profissionais e da Secretaria de Obras e Pavimentação, amanhã, serão aferidas as medidas das entradas dos cemitérios municipais, para que possa ser aplicada uma camada de micropavimento nelas. Isso garantirá mais conforto ao concessionário ao adentrar nesses recintos.

Ao todo, o Município de Londrina conta com oito cemitérios rurais. Devido ao curto tempo, dada a distância de cada cemitério, amanhã (11) será possível visitar apenas metade deles. Os outros quatro restantes serão inspecionados na próxima semana.

No ano passado, a Acesf já realizou algumas melhorias nestes locais como capina e roçagem, poda de árvores, pintura dos muros de todos os oito espaços, melhoria no Cruzeiro do Cemitério Municipal de Irerê e a reforma na Capela Mortuário do Cemitério Municipal de Lerroville.

Foto: Divulgação

 

Anterior Próximo Pagina:

Saúde da Mulher é tema de palestra

N.com - avatar N.com 17 Out 2018

Categoria: Mulher

Ensaio sobre a natureza humana

N.com - avatar N.com 11 Out 2018

Categoria: Cultura

As mil faces do feminino

N.com - avatar N.com 11 Out 2018

Categoria: Cultura

Acesso Fácil

Núcleo de Comunicação

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2802 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner