Banner
   
Tamanho Texto

Busca

CAM realiza palestras sobre violência doméstica para recicladores de Londrina

Share

Profissionais vão orientar cerca de 120 mulheres e homens que trabalham em uma cooperativa; atividades serão nos dias 14, 15 e 16 de agosto

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), realizará, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, palestras educativas para mulheres e homens trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região). Nos encontros, psicólogos e assistentes sociais do CAM irão abordar o tema “Violência Doméstica”.

De acordo com a gerente do CAM, Lucimar Rodrigues, a ação voltada aos recicladores da cooperativa, tratando deste tema específico, é inédita e tem como objetivo mostrar como ocorrem os casos de violência doméstica e quais são as formas de pedir ajuda. Serão informados sobre os serviços da Rede Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, existentes no município para atender às demandas da área, incluindo espaços como o CAM, a Casa Abrigo, a Patrulha Maria da Penha e a Vara Maria da Penha de Londrina. “Os palestrantes são profissionais que já estudam e trabalham com este tema há vários anos. Além de apresentarem os dados e informações sobre a questão da violência contra a mulher, os especialistas darão orientações sobre como lidar e superar o medo de pedir ajuda e fazer uma denúncia”, informou.

Lucimar ainda destacou que é essencial envolver também os homens, e não apenas as mulheres, nos debates sobre a violência doméstica, sendo que o processo de conscientização é uma importante ferramenta para trabalhar a prevenção de casos e o fortalecimento da divulgação do tema junto à comunidade. “Londrina já é uma referência no trabalho de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência. Nossa intenção é ampliar, em breve, as palestras educativas para outras cooperativas e instituições deste segmento, a fim de alcançar todos os homens e mulheres que trabalham com a reciclagem na cidade. Trata-se de uma experiência positiva e que pode abrir caminho para futuras ações”, frisou.

Programação - Na segunda-feira (14), a partir das 11 horas, a atividade será em um dos barracões da cooperativa, localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, 380, na região do Jardim Sabará, zona oeste. A assistente social Gisele Falcão conversará com cerca de 46 recicladores.

A atividade ocorre novamente na terça-feira (15), no mesmo horário, para aproximadamente 35 funcionários. Dessa vez, quem irá ministrar a palestra será a psicóloga Mirtes Menezes. O encontro vai ocorrer em outro barracão da Cooper Região, na Rodovia Celso Garcia Cid, 380.

A terceira, e última, etapa da ação será realizado na quarta-feira (16), às 15 horas, na Rua Saturnino de Brito, 93, próximo às avenidas Brasília e Jorge Casoni, na região central. A psicóloga Fernanda Nogueira irá abordar o tema com mais 38 catadores de recicláveis.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2318 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner