Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Seguro-desemprego pode ser requerido antes do saque do FGTS

Share

De acordo com a legislação, a multa do FGTS não precisa ser sacada para que o trabalhador dê entrada no seguro

 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) é responsável pela habilitação do seguro-desemprego em Londrina. Para dar entrada ao processo de habilitação do seguro, o trabalhador precisa apresentar alguns documentos, entre eles o comprovante de recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS). O que muitos trabalhadores não sabem, é que o comprovante não é necessariamente o saque do FGTS, a apresentação de um extrato bancário que comprove o depósito do fundo de garantia por parte da empresa é suficiente.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, explicou que muitas pessoas acreditam que realizar o saque é condição para dar entrada no seguro-desemprego.  “É preciso ficar claro que com o extrato bancário de movimento da conta já fica comprovado o recolhimento obrigatório do FGTS. Basta apresentá-lo junto ao restante da documentação para dar entrada no seguro. Sacar efetivamente o valor não é necessário”, garantiu.

O extrato do FGTS é entregue ao trabalhador no momento da entrega dos documentos relativos à demissão. Também é possível retirar o extrato pelo caixa eletrônico, com o Cartão do Cidadão ou via internet, através do site da Caixa Econômica Federal. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), que dispõe sobre os procedimentos do seguro-desemprego, estabelece que o extrato é suficiente para a comprovação.

Serviço - A entrada no seguro-desemprego precisa ser agendada através do site www.londrina.pr.gov.br. Os documentos obrigatórios para realizar o agendamento são: requerimento do seguro-desemprego; termo de rescisão e quitação ou homologação da rescisão do contrato de trabalho; extrato do depósito ou comprovante de saque do FGTS e carteira de trabalho. A SMTER fica na Pernambuco, 162.

 

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2131 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner