Banner
   
Tamanho Texto

Busca

Procon-LD notifica Sanepar para esclarecer sobre reajuste na conta de água

Share

Questionamento se refere ao aumento de 8,53% nas contas de água no Paraná

 

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) notificou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para prestar esclarecimentos sobre algumas questões relacionadas ao anúncio feito pela Companhia, em maio deste ano, de que as contas de água no Paraná teriam aumento de 8,53%, a partir de 1 de junho de 2017. O reajuste foi liberado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, explicou que, devido a reclamações e insatisfação da população sobre o aumento aplicado, e considerando o questionamento, sobre o referido aumento, protocolado no órgão pela Câmara de Vereadores de Londrina, o Procon-LD realizou um estudo para verificar se o percentual aplicado pela Sanepar, na alteração tarifária, se refere aos 8,53% anunciado.

Segundo Richa, verificou-se, com este estudo, que o aumento na Tarifa Social chegou a pouco mais 14% e, na Tarifa Residencial a mais de 12%, ou seja, superior ao anunciado pela companhia de 8,53%. Outro questionamento do Procon-LD foi com relação ao valor médio do metro cúbico, pois, a partir de agora, todos os usuários da empresa têm que pagar um valor mínimo de 5 metros cúbicos, independente de terem consumido menos que isso. Antes da mudança, a tarifa era de 10 metros cúbicos de água.

“Verificamos que houve um aumento de quase 95% no valor médio do metro cúbico, pois antes a residência que gastasse até 10 metros cúbicos pagaria a tarifa mínima de R$ 33,74 e, agora, a residência que gastar até 5 metros cúbicos pagará o valor de R$ 32,90, o que representa um aumento de 95% no valor cobrado”, explicou.

Richa informou ainda que a Sanepar deverá receber a notificação na próxima segunda-feira (19). A Companhia terá o prazo de dez dias para apresentar esclarecimentos sobre estas questões, contados a partir do recebimento da notificação.

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 2129 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner